Nesta quarta-feira (10/07), um policial penal, identificado como Alan Patrick Almeida Santos, foi preso por suspeita de vender celulares a detentos do Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.
Os agentes penitenciários notaram que o colega estava nervoso e inquieto e decidiram abordá-lo. Ao ser questionado, o homem confessou que tinha três aparelhos escondidos na roupa para serem entregues a um preso.
O policial também admitiu que guardava uma réplica de pistola no carro e que levava produtos ilegais em pequenas quantidades para os presidiários. Segundo o suspeito, cada celular era vendido por R$ 7 mil.
Com ele, foram apreendidos 8 telefones, 13 carregadores, vários fones de ouvido, uma garrafa de whisky e uma arma falsa.
Os próprios policiais penais da unidade deram voz de prisão para ele e fizeram os devidos encaminhamentos para as autoridades policiais.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o agente era contratado e iniciou suas atividades em 20/09/2023.
O policial penal foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) — voltado para crimes de menor potencial ofensivo — e foi liberado.
As investigações seguem na 2ª Delegacia de Polícia Civil, em Ribeirão das Neves. A secretaria também informou que imediatamente “iniciou os trâmites para a rescisão do contrato do indivíduo”.