O Governo da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, enviou um grupo de 35 bombeiros militares e duas aeronaves modelo Air Tractor para o município de Porto Seguro, a fim de combater o incêndio florestal que atinge o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, iniciado pelo menos desde o dia 13 deste mês.
Desde seu início, o incêndio no parque já destruiu uma área equivalente a 500 campos de futebol (500 hectares), segundo estimativa do ICMBio. A aldeia indígena Boca da Mata, que fica dentro do parque, também teve vegetação atingida. As altas temperaturas e o clima seco da região contribuem para o fogo se espalhar.
Leia mais:
VÍDEO: Incêndios no Pantanal fazem BR-262 virar ‘corredor de fogo’
Governadores da Amazônia Legal assinam carta compromisso de combate a desmatamentos e queimadas
A iniciativa de combate às chamas conta com a mobilização da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Foi no domingo (19), que a superintendente Patrícia Pataxó fez articulação junto ao comandante do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, solicitando o apoio para o combate ao fogo. Após ação conjunta com a Sema, os bombeiros deram início à intervenção no local.
O Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, localizado no extremo sul da Bahia, é o o único do país a ter esta classificação por abranger a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, além de abrigar uma grande diversidade de animais e plantas. O parque tem uma área de 22.500 hectares e é considerado uma das grandes reservas de Mata Atlântica do país.
*Com informações de CNN Brasil e UOL