O pagamento do 13º salário deverá injetar cerca de R$ 291 bilhões na economia brasileira neste ano. Serão beneficiados 87,7 milhões de brasileiros, entre trabalhadores, aposentados e pensionistas da Previdência Social, da União, dos estados e dos municípios. Em média, o pagamento será de R$ 3.057.
Com base em um estudo recente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), observa-se que a quantia em questão, equivalente a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
Publicado nesta quinta-feira (9), o estudo destaca que as projeções apontam para a primeira parcela do abono natalino, com previsão de pagamento até 30 de novembro para os trabalhadores com carteira assinada, coincidentemente em uma quinta-feira. A segunda e última parcela deve ser quitada até o dia 20 de dezembro.
Para o cálculo do impacto do pagamento do 13º salário, o Dieese não leva em conta autônomos, assalariados sem carteira nem trabalhadores com outras formas de inserção no mercado de trabalho que, eventualmente, recebem algum tipo de abono de fim de ano, uma vez que não há dados disponíveis sobre esses proventos.
Leia mais:
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também têm direito ao 13º salário. Mas, neste ano, o abono foi pago antecipadamente, em duas parcelas, em maio e junho.
Para aqueles que começaram a receber após o mês de maio de 2023, o pagamento do abono anual será efetuado em parcela única, com a mensalidade da competência de novembro de 2023.