A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte vai investigar o caso de uma mulher que passou por uma cirurgia cesariana sem estar grávida. O caso aconteceu em 18 de abril no Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, capital do Rio Grande do Norte.
A paciente chegou ao hospital encaminhada pelo município de Guamaré. A paciente não passou por nenhum exame no hospital antes da cesárea.
Segundo a equipe médica do hospital, ela tinha indicação de cesariana, pelo quadro clínico da suposta gestação e apresentou cartão de pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia. Ela foi submetida à cirurgia, mas os médicos informaram que não encontraram nenhum bebê.
Só depois do procedimento, a equipe teve acesso a um exame recente que estava com a família da paciente, indicando que não havia gestação.
Leia mais:
Na Inglaterra, casal é divorciado após advogado cometer erro; entenda
Influenciadora grávida morre com suspeita de dengue em Goiânia
Em nota, a Secretaria Municipal de Guamaré informou que encaminhou a paciente para “avaliação” no Hospital Santa Catarina e ressaltou que, durante as consultas de pré-natal, foi visto que a paciente não tinha evolução da altura uterina, ausculta de batimentos fetais e não tinha ganho de peso, mesmo após meses de suposta gestação. Ainda segundo a secretaria, essas informações foram repassadas ao hospital.
Em nota, a Direção do Hospital Santa Catarina informou que está apurando o caso com as equipes envolvidas, e também com a unidade de origem, que deu assistência pré-natal e encaminhou a paciente.
Além disso, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, responsável pelo Hospital Santa Catarina, destacou que a unidade de saúde segue um padrão de atendimento: toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe do pronto-socorro, que faz avaliação e encaminha para o centro obstétrico. Outros exames só são feitos mediante avaliação da equipe.
*Com informações de G1