O Ministério de Minas e Energia informou por volta de 15h (hora de Brasília) desta terça-feira (15) que o sistema nacional de energia foi restabelecido, após o apagão do início do dia. O apagão afetou 25 estados e o Distrito Federal.
Segundo o ministério, apenas algumas localidades pontuais ainda necessitavam de ajustes na parte da tarde. O anúncio veio após 6 horas do apagão.
A nota emitida pela pasta diz:
“O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”.
Leia mais:
Apagão no Sul e Sudeste foi “ação controlada” para evitar dano no sistema, diz ONS
Após energia começar a ser reestabelecida no TO, BRK teme oscilações no abastecimento
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também fez o anúncio em suas redes sociais:
Informo que a situação do reestabelecimento de energia em todas as regiões do Brasil está 100% normalizada, desde às 14h49. Vale destacar que as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste foram restituídas cerca de 45 minutos após o incidente, pela manhã. pic.twitter.com/go5nNALo0T
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma “ocorrência” às 8h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado, desconectando as regiões Norte e Nordeste do resto do país.
As causas para o apagão, segundo o ONS, ainda estão sendo apuradas.
Apenas Roraima não registrou queda de energia em nenhuma cidade: é o único estado não interligado ao Sistema Interligado Nacional-SIN. A energia do estado é fornecida por termelétricas locais operadas pela empresa Roraima Energia.
O Ministério de Minas e Energia no momento está dando uma entrevista coletiva para falar das investigações sobre as causas do problema na rede elétrica.