Uma festa de carnaval de rua terminou com dezenas de feridos na noite dessa sexta-feira (09/02), em São Gonçalo do Rio Abaixo, Região Central de Minas Gerais, cidade localizada a 80 quilômetros de Belo Horizonte. As vítimas foram atropeladas por um carro.
Segundo a Polícia Militar (PM), o fato aconteceu na avenida Central, no bairro Fonte do Mato. Durante o desfile do Bloco Makako Loko, composto por 120 pessoas, um carro em alta velocidade surgiu desgovernado e atingiu os foliões.
Leia mais:
Homem morre em hospital após levar tiro em via pública de Manaus
Pai e filho discutem, atiram um no outro e morrem no Mato Grosso
Após o atropelamento, vários participantes do bloco sofreram ferimentos leves, mas três pessoas tiveram lesões mais grave e precisaram ser socorridas para o Hospital João XXXIII, na capital mineira. As vítimas receberam inicialmente os primeiros socorros de brigadistas da cidade.
O condutor do veículo, Júlio César Ferreira, de 43 anos, foi agredido por alguns foliões que notaram que ele apresentava sinais de embriaguez. O automóvel do condutor, da marca Fiat, de cor branca, foi destruído pelos foliões.
No teste do bafômetro, foi constatado 0,85% de álcool no sangue de Júlio César, o que é considerado pela lei federal, atualizada em 2023, um crime de trânsito.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a lei estabelece tolerância de 0,04% de álcool no sangue, e entre 0,05% e 0,33% é considerada infração gravíssima. Júlio César recebeu voz de prisão e, por contas de ferimentos, foi levado para o hospital de Itabira, antes de ser conduzido para a delegacia.
À polícia, ele declarou que também participou do bloco de carnaval e, ao sair do local, perdeu o controle do carro na ladeira da rua onde acontecia o evento.