O governo Lula vai suspender a implantação do Novo Ensino Médio e as mudanças previstas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para 2024. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista hoje, dia 3.
Segundo Santana, o governo deve emitir portaria nos próximos dias anunciando a suspensão. Ele disse:
“Não é só simplesmente chegar e revogar, é preciso discutir. É isso que nós precisamos fazer. Espero que nesses 90 dias da portaria, a gente possa ter uma decisão e deveremos suspender qualquer mudança no Enem em relação a 2024 por conta dessa questão do novo ensino médio”.
Leia mais:
STF forma maioria contra cela especial para réus com ensino superior
Novo ensino médio começa a ser implementado neste ano no Amazonas
O Novo Ensino Médio é uma iniciativa implantada pelo governo Michel Temer em 2017. Entrou em vigor ano passado e tem implementação prevista até 2024, quando impactará também sobre o Enem. Seu modelo deveria ter validade para todo o país, em escolas públicas e particulares.
Neste ano, com as mudanças nas grades curriculares das escolas, as críticas ao modelo se fortaleceram. Em março, Santana abriu consulta pública sobre o tema, com duração de 90 dias.
O ministro ressaltou que não há consenso entre os secretários de Educação dos estados sobre a medida. Ele afirmou:
“Precisamos construir um consenso e identificar quais são os problemas desse ensino médio e o que precisamos melhorar e corrigi-los. A determinação do presidente é essa: ter o melhor ensino médio possível para os nossos jovens brasileiros”.