Uma jovem de 18 anos morreu por complicações de uma superbactéria em Blumenau, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A infecção foi provocada pela bactéria Staphylococcus aureus, e ela a teria contraído através de uma acne do rosto.
Dâmilly Beatriz da Graça era estudante de biomedicina e filha única. Foi a mãe dela, Daniela Veiga, quem divulgou o caso nas redes sociais. Ela afirmou:
“Minha filha foi atingida por uma bactéria agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus). Gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”.
Leia mais:
Confirmada 4ª morte por febre maculosa; adolescente esteve em fazenda
Anvisa concede registro de vacina nacional contra 4 tipos de meningite
Segundo o relato da mãe, Dâmilly faleceu na segunda-feira, 12. Ela se manifestou sobre a morte da filha dois dias depois. A mãe informou que a estudante procurou atendimento médico no primeiro fim de semana de junho, por causa de uma dor no pescoço. Na ocasião, recebeu medicação e foi liberada.
No entanto, ela continuou sentindo as dores. No domingo, 11, um dia antes de Dâmilly perder a vida, a jovem acordou com o rosto bastante inchado. Ela foi internada no Hospital Santa Isabel. A mãe escreveu:
“Os profissionais não mediram esforços na tentativa de reversão do quadro. Com muita agilidade desde a chegada ao hospital no domingo, rapidamente direcionando para a UTI, até o momento do óbito”.
A bactéria Staphylococcus aureus é normalmente encontrada na pele, mas pode se agravar quando ocorre algum ferimento. A grande maioria da população possui ela no corpo sem sofrer qualquer reação.
Uma infecção por Staphylococcus aureus também causou a morte do neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Arthur tinha 7 anos e faleceu em 2019.