25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

VÍDEOS: Joinville decreta emergência após acidente provocar vazamento de ácido sulfônico

Publicado em:

- Anúncio -

Um caminhão carregado de ácido sulfônico tombou na manhã desta segunda-feira (29/01) na estrada estadual SC-301, que dá acesso à Serra Dona Francisca, no município de Joinville, em Santa Catarina. Esse ácido é um produto químico usado na fabricação de detergentes e desengraxantes para obtenção de espuma.

Segundo informou a prefeitura de Joinville em comunicado, o acidente foi por volta das 7h, após o motorista perder o controle do veículo e se chocar contra uma ribanceira. A Polícia Rodoviária Militar agiu rapidamente para interditar a pista.


Leia mais:

Rio Grande do Sul emite alerta após detecção de caso importado de sarampo

Com bebê no colo, casal sofre acidente após cair de moto em buraco no Piauí


No entanto, a substância foi derramada no Rio Seco, que é um afluente do rio Cubatão. Ainda pela manhã, a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência e interrompeu a captação de água da Estação de Tratamento de Cubatão, para evitar o recebimento do produto e a contaminação do sistema.

Veja o momento e após o acidente:

De acordo com autoridades da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, o produto possui baixa toxidade e a situação já está sendo controlada, por meio de uma empresa terceirizada contratada para realizar a limpeza do local. Amostras do material foram recolhidas para apuração criminal e administrativa referente à infração ambiental.

Até o momento, não há registro de mortandade de peixes ou outros animais devido ao vazamento.

O motorista do caminhão, um homem de 59 anos que não foi identificado, foi resgatado no local do acidente com ferimentos pelo corpo, mas consciente. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal São José e tem quadro de saúde estável, mas permanece em observação.

Tumultos em mercados

Logo após a informação de que o abastecimento de água foi comprometido pelo o vazamento de ácido sulfônico, os mercados de Joinville registraram tumulto, longas filas e falta de garrafas de água.

Os moradores correram para os mercados para comprar água em galões. Ao menos quatro mercados da região central do município ficaram sem garrafas de água para vender já no início da tarde.

Vídeos que circulam pelas redes sociais, mostram pessoas nas filas dos caixas, com carrinhos de compra lotados de garrafas.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), as equipes avaliam os impactos do meio ambiente no local, verificando a extensão do dano.

Conforme o órgão, o objetivo é “levantar todo o panorama, e, posteriormente, cobrar e fiscalizar a reparação ambiental na área atingida”.

Segundo a prefeitura, técnicos da Companhia Águas de Joinville estão monitorando a água do Rio Cubatão desde a manhã. As medições apontam para uma redução na taxa de contaminação, mas ainda não há previsão de abertura da captação e normalização dos serviços.

Por causa do incidente, o abastecimento na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão, que atende 34 dos 43 bairros da cidade, foi fechada. Essa estação abastece 75% da cidade, segundo a prefeitura de Joinville.

*Colaborou Ingrid Galvão

**Com informações de Agência Brasil

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
Fucapi

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -