22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Interventor divulga relatório final sobre terrorismo em Brasília

Publicado em:

- Anúncio -

Ricardo Cappelli, interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, divulgou nesta sexta, dia 27, o relatório final sobre os atos de destruição ocorridos em Brasília no último dia 8. O documento aponta que ocorreu “falha operacional” das forças de segurança durante os ataques.

Segundo o relatório, não houve um planejamento operacional de policiamento para evitar e parar os manifestantes radicais.

Cappelli ressaltou no relatório que o acampamento bolsonarista em frente ao QG do Exército serviu como uma “minicidade golpista” e que o local serviu como base para a idealização dos atos de destruição, desde dezembro de 2022. Ele disse:

“Todos os eventos, o evento do dia 12 de dezembro, a tentativa de explosão de bomba e bloqueio do aeroporto. Todos os eventos passam de uma forma ou de outra pelo acampamento. Acampamento criminoso que perturbou a ordem pública do DF”.


Leia mais:

]PF prende 6 envolvidos em destruição de Brasília; sobrinho de Bolsonaro é alvo

“Depredações em Brasília não representam a direita”, diz Cap. Alberto Neto


O documento também aponta que na sexta-feira anterior aos atos, 6 de janeiro, um documento da Secretaria de Segurança Pública já afirmava que os grupos falavam em “tomada de poder” durante os atos e, mesmo assim, a segurança não foi reforçada. Mesmo assim, o comandante-geral da Polícia Militar à época, não acionou batalhões que poderiam atuar na ocasião.

Cappelli também voltou a criticar a conduta do ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres (e ex-ministro do governo Jair Bolsonaro), que no momento se encontra preso na sede da Polícia Federal em Brasília. Ele afirmou:

“Fica claro o impacto da posse de Anderson Torres e da instabilidade que ele gerou na SSP com nomeações e trocas. A questão aqui é de liderança, de comando. O gestor público que lidera a operação deve ter. Tudo isso faltou no dia 8, na melhor das hipóteses”.

O relatório foi encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) para análise do ministro Alexandre de Moraes.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
Youtube - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -