O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que se encerrou no dia 28 de fevereiro a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico, alcançando 189.261.144 pessoas recenseadas (91%), levando em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. Essa primeira fase consiste na coleta de dados, que está praticamente encerrada.
Agora em março, tem início a Etapa de Apuração. A divulgação dos primeiros resultados do Censo começará a ser feita já no final de abril.
Leia mais:
IBGE divulga prévia do Censo 2022 no AM
Comer fora custou mais barato em 2022, diz IBGE
Além dessa nova etapa, o IBGE também informou que fará uma operação final e pontual na Terra Indígena Yanomami com apoio dos Ministérios do Planejamento e Orçamento (MPO), da Justiça e Segurança Pública, da Defesa e dos Povos Indígenas.
A operação na Terra Indígena Yanomami terá por objetivo a coleta de dados dos moradores de comunidades. Segundo nota divulgada pelo instituto, “os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Agora resta a metade final, que vive em áreas de acesso especialmente complexo”. A operação do Censo na Terra Yanomami terá início no dia 6 de março, e espera-se que seja concluída entre 20 e 30 dias depois.
Ainda na nota do IBGE, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirma:
“Com o Censo podemos definir políticas públicas mais focalizadas e, portanto, mais efetivas. Ao conhecermos com clareza quantos somos em cada município, como cada um de nós vive, como são nossas famílias e nossas realidades, passamos, também, a pensarmos em aprimoramento de políticas em áreas como saúde, educação, benefícios sociais, infraestrutura urbana, logística e tecnológica”.