A partir da próxima segunda-feira (30/9), o Google vai restringir os anúncios de apostas online no Brasil apenas para empresas registradas no Ministério da Fazenda. A atualização nas políticas de publicidade para jogos de azar foi anunciada nesta sexta-feira (27/9) pela plataforma, em alinhamento com as novas regras impostas pelo governo federal.
A mudança acontece em conformidade com a portaria do Ministério da Fazenda, que suspenderá, a partir de 1º de outubro, a operação de companhias de apostas que não solicitaram autorização para atuar no país. Empresas que requisitaram a licença até o fim de setembro, mas ainda não estavam em operação, terão de esperar até janeiro para iniciar suas atividades, desde que o ministério aprove a liberação.
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Segundo o Ministério da Fazenda, a suspensão das bets que não pediram a autorização servirá como um instrumento temporário para separar as companhias sérias das que atuam de forma criminosa, especialmente após recentes operações policiais.
O setor de apostas ganhou destaque nos últimos dias com a revelação de um relatório do Banco Central, que apontou que beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em apostas apenas em agosto. O valor representa 21,25% dos R$ 14,12 bilhões pagos pelo governo ao programa social no mês.
Na última sexta-feira (27/9), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu providência de todos os ministérios envolvidos na regulamentação de apostas eletrônicas. Segundo Haddad, a regulamentação proposta pelo governo prevê a coibição da lavagem de dinheiro e do endividamento das famílias por meio de apostas.