O golpe do Urubu do Pix é apenas um entre tantos golpes existentes na praça. Feitos exclusivamente para pessoas desatentas e que acreditam em tudo que vê na internet, inclusive na facilidade de ganhar dinheiro fácil e rápido por meio de aplicativos de redes sociais.
Saiba mais:
Fique atento: Receita Federal alerta para golpe envolvendo declaração do imposto de renda
O golpe funciona através das redes sociais onde os cibercriminosos compartilham uma imagem de um urubu ao lado de uma tabela com os valores dos supostos investimentos e seus retornos prometidos. O esquema tenta fazer com que as vítimas acreditem que, ao enviar a quantia em dinheiro indicada, terão retornos imediatos de até 1000%. Em tese, se você transferir R$ 200 via Pix aos golpistas, o suposto investimento lhe retornará R$ 2.000.
Os golpistas costumam utilizar redes sociais como Twitter, Instagram e TikTok para compartilhar a proposta e tentar persuadir os seguidores. Na maior parte dos casos, as vítimas do golpe são convencidos pela promessa de dinheiro fácil ou porque a fraude foi compartilhada por pessoas conhecidas. A segunda opção geralmente acontece quando contas de diferentes redes sociais são hackeadas pelos cibercriminosos.
Para começar a ganhar dinheiro, bastaria clicar no link disponível na publicação para iniciar uma conversa via WhatsApp, pela qual será enviada a chave do Pix para fazer a transferência. No entanto, o que acontece é que, após a efetivação da transação, o dinheiro “investido” jamais retorna à vítima.
Caí no golpe do Urubu do Pix. E agora?
Se você caiu no golpe do Urubu do Pix, procure imediatamente a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Em seguida, é possível tentar reaver o dinheiro por meio de uma ferramenta do Banco Central para auxiliar vítimas de fraudes do Pix, o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Segundo a instituição, o MED facilita as devoluções em caso de fraudes e, para usá-lo, é preciso registrar o pedido de devolução no banco em até 80 dias depois da data em que você fez o Pix.
Após a solicitação junto à instituição financeira, a companhia vai avaliar o caso para verificar se houve mesmo fraude. Caso positivo, o recebedor do Pix terá os recursos bloqueados na conta. “O caso é analisado em até 7 dias. Se concluírem que não foi fraude, o recebedor terá os recursos desbloqueados. Se for fraude, em até 96 horas você receberá o dinheiro de volta (integral ou parcialmente)”, diz o site do Banco Central.
Como se proteger do golpe do Urubu do Pix
Tentativas de fraudes envolvendo o Pix se tornaram populares desde 2020, quando o sistema de pagamentos do Banco Central entrou em operação em todo Brasil. Por isso, é preciso desconfiar sempre de propostas de dinheiro fácil ou de investimento com retornos imediatos na Internet. Também é recomendado buscar em portais confiáveis, incluindo os sites do Banco Central e da CVM, para saber se o ativo realmente existe ou se se trata de uma tentativa de golpe.