Foi divulgado hoje que o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes encaminhou à Procuradoria Geral da República pedido de investigação contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O procedimento atende a pedido do PT.
Veja mais:
Ministério da Saúde altera nota polêmica que defendia cloroquina
Brasil completa 20 dias de dados incompletos sobre Covid após apagão
A investigação se deve à sequência de instabilidades da plataforma de dados do ministério, após ter sofrido um ataque hacker em dezembro passado cujos autores até agora não foram determinados. Desde então, estados têm tido problemas para apresentar dados atualizados sobre a pandemia de Covid e o governo enfrenta dificuldades para divulgar informações sobre número de mortes e contaminações.
No início do mês, Mendes postou no twitter que “O apagão na saúde inviabiliza o enfrentamento da pandemia”. Segundo o PT, declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) e o apagão em si “levam a sugerir que o apagão nos sistemas informatizados do Ministério da Saúde podem ser ação política visando a esconder a real situação sanitária existente no País”. Para os congressistas do partido, o ministério viola o dever da transparência da administração pública, e Queiroga teria cometido crime de prevaricação.
Via UOL.
Acompanhe nossas redes sociais