Mais de 50 pessoas da base, entre funcionários e jogadores do Flamengo, foram demitidos nesta quinta-feira (16/01). Antes da demissão em massa, as mudanças refletiram no departamento médico. Apenas Fernando Sassaki foi mantido, e assumiu a chefia do setor profissional.
Conforme noticiado em primeira mão pelo canal “Flazoeiro”, a nova diretoria considera que nos últimos anos houve aparelhamento da base, e essas mudanças estruturais visam alinhar à filosofia de trabalho adotada no futebol profissional.
O português José Boto, diretor de futebol, informou que identificou cargos desnecessários no dia a dia, além de muitos atletas. Contudo, ele admitiu a chegada de novos funcionários nos próximos dias.
Todas as saídas foram com aval de José Boto e coincidiram com a eliminação do Flamengo na Copinha 2025. Entre os demitidos, estão treinadores do sub-20 ao sub-11: Raphael Bahia, que comandou o time na Copinha, e o coordenador técnico da categoria de até 20 anos.
Também foram dispensados 30 jogadores na quarta-feira (15/01). A nova gestão de base tem o comando de Carlos Noval, figura conhecida nos bastidores do Flamento e voltou ter autonomia com Luiz Eduardo Baptista, o Bap, novo presidente do Rubro-Negro.
Outras desligamentos de funcionários e atletas poderão ser confirmados pelo clube nas próximas semanas. As mudanças pesaram o clima.
Veja a nota do Flamengo:
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que está promovendo uma reestruturação estratégica nas categorias de base, com o objetivo de fortalecer ainda mais o seu papel como formador de grandes talentos do futebol, uma marca do DNA Rubro-Negro.
Essas mudanças estruturais visam alinhar as categorias de base do clube à filosofia de trabalho adotada no futebol profissional, garantindo uma integração vertical das ideias e padronização do modelo de jogo. A reformulação ainda inclui a adoção de práticas mais modernas, replicadas nos principais clubes do mundo, com foco na otimização de processos, funções e elencos.”
Leia mais:
Botafogo x Flamengo: Joelma será atração na Supercopa Rei
Flamengo faz treino aberto com presença da torcida nos EUA
Mais sobre futebol
Em jogo sofrido, o Vasco venceu o Ceará por 3 a 2 na manhã desta quarta-feira (15/01), no estádio Nicolau Alayon, e se classificou às oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Os gols do Cruzmaltino foram marcados por Igor Toledo, Gabriel Rocha (contra) e André. Já Brian e Melk assinaram para o Vovó. A equipe carioca levou empate duas vezes.
Com o resultado, o Vasco espera na próxima fase o vencedor entre Flamengo-SP e Ibrachina, duelo desta quarta-feira, às 15h (de Brasília), no estádio municipal Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos. O clube carioca segue firme em busca do título da competição.