A 10ª edição da Copa do Mundo Feminina de futebol, com sede no Brasil em 2027, já tem data certa para ocorrer. A Fifa confirmou nesta terça-feira (10/12) que a competição terá início em 24 de junho e terminará em 25 de julho. O anúncio foi feito por Gianni Infantino, presidente da Fifa, durante o conselho técnico da entidade, em Zurique (Suiça).
O dirigente também revelou como serão distribuídas as 32 vagas da competição, que pela primeira vez será disputada na América do Sul. As cidades brasileiras que receberão o evento seguem indefinidas, mas a capital do Amazonas, Manaus, é uma das candidatas para ser sede de parte dos jogos do Mundial.
“A Copa do Mundo feminina de 2027 já está tomando forma e mal podemos esperar pela partida de abertura na quinta-feira, 24 de junho de 2027, e por todos os jogos que levarão à final no domingo, 25 de julho de 2027”, disse Infantino.
“Este torneio histórico terá um impacto enorme não apenas na América do Sul, levando o futebol feminino para o próximo nível em termos de participação e popularidade”, acrescentou.
A definição das cidades sedes ainda não ocorreu oficialmente por parte da Fifa. Em outubro, representantes da entidade fizeram uma rodada de inspeção nas candidatas a sediar jogos no Brasil. Uma equipe técnica esteve em 12 cidades para avaliar estádios, mobilidade, aeroportos e infraestrutura técnica.
Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram os locais inspecionados. O anúncio, no entanto, ocorrerá somente no começo de 2025. A Fifa planeja ter de 8 a 10 cidades com partidas do Mundial em 2027. O objetivo é fazer um torneio mais conciso e sem o número de sedes como a Copa do Mundo masculina de 2014, que teve 12.
Leia mais:
Fifa faz vistorias em estádios para Copa do Mundo Feminina em Manaus
Copa do Mundo Feminina: Brasil é escolhido como país-sede e Arena da Amazônia receberá jogos
O Mundial reunirá ao todo 32 seleções, sendo que 29 se classificarão de forma direta em torneios realizados pelas confederações continentais. O Brasil, por sediar a Copa do Mundo, já tem garantida uma das três vagas diretas da Conmebol/América do Sul. As demais serão divididas da seguinte forma: Uefa/Europa (11 vagas), AFC/Ásia (seis), CAF/África (quatro), Concacaf/Américas do Norte e Central (quatro) e OFC/Oceania (uma).
As últimas três vagas serão decididas em torneio de repescagem (playoffs) em duas fases. A primeira delas contará com seis equipes classificadas de acordo com o último ranking feminino da Fifa, antes do sorteio dos playoffs. As duas primeiras colocadas avançarão à fase final em fevereiro de 2027, se juntando a outras quatro equipes, sendo duas da Concacaf, uma da Conmebol e uma da Uefa. Haverá sorteio dos três confrontos eliminatórios que definirão as últimas três vagas do Mundial.
*Com informações da Agência Brasil e GE.