O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano, para próxima segunda-feira (18/03). O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior.
Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia-noite da próxima segunda-feira (18/03), pelo horário de Brasília, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A prorrogação foi publicada sexta-feira (15/03), quando acabava o prazo de inscrições para o Fies.
Leia também:
FIES: Estudantes têm prazo para complementar inscrição adiada
Ministério da Educação diz ainda não ter data para lançamento do novo Fies
As demais datas do processo seletivo não foram alteradas. Ou seja, no dia 21 de março, sai o resultado, e a complementação da inscrição dos pré-selecionados vai de 22 a 26 de março.
Participam desta edição 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento.
Metade delas é reservada para o Fies Social, que atende pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo, inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Esse grupo pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição privada de educação superior.
Quem pode participar do Fies
O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante.
Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos, bem como não ter zerado a redação. O candidato também deve comprovar renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236).
Fies Social
Neste ano, o programa contará com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706). Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
*Com informações GOV e Agência Brasil