Depois de passar 16 horas das explosões que mataram um homem em Brasília na noite desta quarta-feira (13/11) a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes foram reabertas para o público.
A Praça dos Três Poderes chegou a passar por uma limpeza por causa dos explosivos. Na Esplanada dos Ministérios foi liberado a circulação de veículos. Mesmo após a reabertura da Praça dos Três Poderes, o local continua com grades. A segurança foi reforçada com policiamento da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército.
A área havia sido isolada para a segurança pública enquanto as autoridades investigavam o caso. Além disso, o tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios também foi suspenso, mas foi liberado após a inspeção. A liberação das áreas só aconteceu após a avaliação e autorização das equipes de segurança.
A Secretaria de Segurança do Distrito Federal, informou que toda Esplanada segue monitorada pela segurança pública, com suporte de câmeras e pelo serviço de inteligência, com apoio das forças de segurança.
Leia mais:
Imprensa internacional repercute explosões em Brasília: atentado acontece próximo à reunião do G20
PRF reforça policiamento em rodovias do DF após ataque ao STF
As ações foram realizadas devido ao atentado na noite desta quarta-feira (13/11), quando um homem de 59 anos morreu ao tentar invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) usando explosivos. Antes disso, ele havia detonado um carro com artefatos no estacionamento da Câmara dos Deputados.
A explosão, que pôde ser ouvida dentro do prédio, aconteceu logo após o encerramento da sessão do plenário, levando à evacuação do local. O homem, identificado como Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, atirou fogos de artifício contra si e morreu na hora.