O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai reaplicar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 10 e 11 de janeiro. Poderão fazer a prova candidatos que tiveram algum tipo de problema logístico no dia da aplicação regular ou que estavam acometidos por doenças.
É preciso que os pedidos de reaplicação da prova tenham sido aprovados pelo Inep.
Leia mais:
Ministro da Educação diz que vai “recuperar a credibilidade do Enem”
Confira: Inep divulga gabarito oficial do Enem
Segundo o Inep, o cartão de confirmação de inscrição da reaplicação já está disponível na Página do Participante. O documento apresenta, entre outras informações, data, horário e local de prova.
Para visualizar ou imprimir o cartão, é necessário acessar o sistema do Enem com login e senha únicos do Governo Federal (gov.br). Caso o participante não lembre ou tenha perdido a senha, é possível recuperá-la.
Nessas mesmas datas, também serão reaplicadas provas do Enem para pessoas privadas de suas liberdades ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. A aplicação acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).