O Brasil recebeu no sábado (20/01) o primeiro lote de vacina contra a dengue, com 750 mil doses do imunizante doadas pelo laboratório japonês Takeda.
O Ministério da Saúde anunciou que as primeiras doses serão destinadas a adolescentes de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes, priorizando áreas com maiores taxas de transmissão.
Veja mais:
Dengue explode no Brasil no começo de 2024: AM é um dos estados com alta da doença
Cidade do Mato Grosso do Sul é a primeira do mundo a vacinar contra dengue
Este ano, as duas primeiras semanas registraram mais de 55,8 mil casos prováveis de dengue, mais que o dobro do mesmo período do ano anterior. Seis mortes por complicações da doença foram relatadas. A vacinação inicialmente seria para crianças e jovens de 6 a 14 anos, mas foi ajustada para o grupo de 10 a 14 anos, seguindo recomendação da OMS.
As vacinas passarão por controle de qualidade e serão distribuídas após reunião em fevereiro entre o Ministério da Saúde e secretários de saúde.
O governo brasileiro adquiriu 5,2 milhões de doses, com previsão de vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas em 2024. O primeiro lote das doses compradas está previsto para chegar em fevereiro.
*Com informações do G1