O Brasil enfrenta uma situação alarmante em relação à dengue em 2024, com um recorde histórico de mortes registradas nas primeiras treze semanas do ano. De acordo com os dados atualizados nesta segunda-feira (08/04) pelo Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país já contabilizou 1.116 óbitos por essa doença, marcando uma taxa sem precedentes.
Esses números representam o maior índice desde que os registros começaram a ser feitos, em 2000. O recorde anterior de mortes ocorreu em 2023, com 1.094 óbitos, seguido por 2022, com 1.053.
Em fevereiro, o Ministério da Saúde estimou que o país poderia chegar a 4,2 milhões de casos da doença neste ano.
Apesar desses números alarmantes, o governo federal anunciou nesta semana que a maioria dos estados brasileiros já ultrapassou o pico de casos de dengue.
Leia mais:
Surto de dengue faz repelente custar até R$ 190 em farmácias da Argentina
Influenciadora grávida morre com suspeita de dengue em Goiânia
Entre as 27 unidades federativas, oito estão experimentando uma “tendência de queda consolidada”, enquanto 12 mantêm-se em uma “tendência de estabilidade”.
No total, 11 unidades federativas decretaram estado de emergência devido à dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Deixe seu comentário