O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou em coletiva de imprensa que vai solicitar à Polícia Federal (PF) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) investigações das causas do apagão ocorrido nesta terça-feira, 15, em várias cidades do país.
“Eu estou, por se tratar de um setor altamente sensível, além de determinar as apurações devidas à ONS, pela Aneel e pelas nossas vinculadas, estou oficiando ao Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal um pedido de instalação de inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido além de diagnosticar apenas onde ocorreu”, declarou Silveira.
“Então nós vamos encaminhas tanto à Polícia Federal quanto a Abin a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesses ocorridos de hoje”, afirmou.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que falta de energia foi restabelecida 6 horas após a interrupção de energia em grande parte do país, a maior parte dos 16 mil megawatts (MW) que haviam sido interrompidos por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira. De acordo com a ONS, ao todo foram recompostos 13,5 MW, até às 12h25.
As regiões Norte e Nordeste a carga ainda não estava 100% recomposta. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a carga foi recomposta integralmente, assim como em todas as capitais.