A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a criação do programa de acolhimento a imigrantes no DF. A medida, chamada de Política Distrital para a População Imigrante, prevê que o Poder Público mantenha uma organização de atendimento destinada para a prestação de serviços específicos a essa nação.
O texto, de autoria do deputado Fábio Felix (PSol-DF), ainda prevê que o GDF ofereça acesso a canal de denúncias para atendimento dos imigrantes em casos de discriminação e outras violações de direitos fundamentais ocorridas em serviços e equipamentos públicos.
Leia mais:
Donald Trump chama imigrantes ilegais nos Estados Unidos de animais
Espanha investiga abordagem violenta de policiais contra imigrantes negros
O projeto considera população imigrante todas as pessoas que saem de seu lugar de residência habitual em outro país para o Brasil, compreendendo imigrantes laborais, estudantes, pessoas em situação de refúgio, apátridas, bem como suas famílias, independentemente de sua situação imigratória e documental.
Há projetos que oferecem um suporte como o Centro de Acolhimento para Imigrantes Refugiados em Brasília por meio do trabalho, com ajuda de organizações como a AVSI Brasil e o Instituto de Migrações de Direitos Humanos. Iniciativa que visam proporcionar o apoio e inserção aos imigrantes que chegam capital brasileira.