O governo brasileiro disse neste domingo, 29, que voltou a se comunicar com os integrantes do grupo de cerca de 30 brasileiros em Gaza que aguarda a abertura de fronteira com o Egito para a repatriação. O governo voltou a se comunicar com eles por meio do WhatsApp, conforme a internet foi religada na região.
As informações são da Representação Brasileira em Ramalah, na Cisjordânia. Os brasileiros estão hospedados em Rafah e Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza.
Uma aeronave da Presidência do Brasil aguarda no Cairo a autorização para resgatá-los.
Leia mais:
VÍDEO: População em Gaza saqueia armazém da ONU em busca de comida
Elon Musk diz que fornecerá conectividade em Gaza
A internet ficou fora do ar em Gaza desde a sexta-feira, 27, com a intensificação dos ataques de Israel à Faixa de Gaza. Com a entrada de ajuda humanitária no território palestino, também se tornou possível se reconectar à internet.
Segundo informações obtidas pelo embaixador brasileiro Alessandro Candeas, na região de Khan Yunis há relatos de problemas para conseguir acesso a água e gás e de proliferação de mosquitos. Algumas das crianças estão gripadas e com irritação nos olhos.
A operação Voltando Em Paz, do governo brasileiro, conseguiu retirar 1.413 passageiros de Israel — 1.410 brasileiros e 3 bolivianas, além de 53 animais de estimação — em oito voos comandados pela Força Aérea Brasileira (FAB).