O Brasil divulgou o primeiro caso autóctone de cólera em 18 anos: Trata-se de uma situação em que o paciente contraiu a doença localmente, sem ter viajado para áreas afetadas. O registro ocorreu na cidade de Salvador, Bahia, conforme divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente em uma nota técnica na sexta-feira (19/4).
A doença foi diagnosticada em um homem de 60 anos, morador da capital baiana, e a infecção foi confirmada por testes laboratoriais.
Segundo a secretaria, o paciente não possui histórico de viagens para países onde a cólera é endêmica, nem teve contato conhecido com outras pessoas infectadas. As autoridades de saúde destacaram que, até o momento, não há indícios de que este caso isolado tenha desencadeado um surto da doença em Salvador.
Leia mais:
Butantan identifica em animais marinhos e plantas compostos que matam parasita da doença de Chagas
Coceira constante leva mulher na Inglaterra a descobrir doença rara no fígado
O caso está sendo investigado por equipes de saúde local. Elas estão identificando e monitorando as pessoas que tiveram contato próximo com o paciente infectado. Até o momento, não encontraram evidências adicionais de transmissão.
A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae e é transmitida principalmente por água ou alimentos contaminados. Os sintomas incluem diarreia grave e desidratação rápida, e a doença pode ser fatal se não tratada adequadamente.
São fatores de risco para a doença:
- Condições precárias de saneamento básico;
- Consumo de água sem tratamento adequado;
- Condições precárias de higiene pessoal;
- Consumo de alimentos sem higienização ou manipulação adequadas;
- Consumo de peixes e mariscos crus ou mal cozidos.
*Com informações de Metrópoles