Foi confirmada uma vítima do metapneumovírus (HMPV) humano no Brasil. O óbito foi de uma criança de 1 ano e 2 meses, em em Francisco Beltrão, no Paraná, vítima de complicações causadas pelo vírus. A confirmação do diagnóstico foi divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Laboratório Central do Estado, mas o óbito ocorreu no dia 13 de dezembro.
A menina, residente no município de Renascença, foi diagnosticada com Síndrome Respiratória Aguda Grave no início de dezembro e recebeu atendimento em um hospital regional de Francisco Beltrão. Apesar dos esforços médicos, ela não resistiu e veio a falecer.
O metapneumovírus humano é um agente respiratório conhecido desde 2004 e geralmente provoca sintomas leves, semelhantes aos de um resfriado comum. No entanto, em casos mais graves, pode evoluir para complicações sérias, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Leia mais
Metapneumovírus: o que é o HMPV, vírus respiratório que tem se espalhado na China
PERIGO: OMS monitora surto de vírus Marbug, entenda
Especialistas reforçam que a vacinação contra a covid-19 e a influenza são as principais medidas para prevenir complicações respiratórias e reduzir o risco de óbitos. Embora não exista uma vacina específica contra o HMPV, as imunizações disponíveis ajudam a proteger contra infecções respiratórias graves.
Surto na China e monitoramento
A China tem enfrentado um surto de HMPV nas últimas semanas. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, a situação no país asiático está sendo monitorada, mas, até o momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não emitiu nenhum alerta internacional sobre a circulação do vírus.
*Com informações da Agência Brasil