O Brasil caiu da 84ª para a 87ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). É o que aponta o novo relatório divulgado hoje pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
No documento, o Brasil aparece com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,754, entre 191 países, registrando uma queda de três posições em relação a 2020, quando o país ocupou o 84º lugar com 0,765. Segundo a ONU, quanto mais próximo de 1 é o IDH, mais desenvolvido é o país.
Leia mais:
Economia argentina em baixa favorece o turismo para brasileiros
PIB do Brasil cresce 1,2% no segundo trimestre de 2022
Segundo o relatório da ONU, uma série de crises sem precedentes, principalmente a pandemia de covid-19, são apontadas como causa de um retrocesso de cinco anos no progresso da humanidade e potencialização global de incerteza.
O IDH leva em conta a expectativa de vida ao nascer, a escolaridade e a renda. Na América Latina, o Brasil fica atrás de países como o Chile (42ª posição, o mais bem colocado latino-americano), Argentina (47ª posição), Costa Rica (58ª posição), Panamá (61ª posição), Cuba (83ª posição) e México (86ª posição).