O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizado para levar os primeiros deportados dos Estados Unidos após a posse de Donald Trump deixou o aeroporto de Manaus, às 16h45 deste sábado (25/1), em direção a Belo Horizonte (MG).
Segundo o Itamaraty, 158 pessoas estão a bordo da aeronave, sendo 88 brasileiros.
O primeiro voo com deportados dos EUA deixou o país norte-americano na última sexta-feira (24), com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. No entanto, a aeronave teve de pousar em Manaus devido a problemas técnicos.
Além de determinar que os passageiros fossem desalgemados, o governo federal mobilizou a aeronave KC-30, da FAB, para que os deportados pudessem concluir a viagem a Belo Horizonte.
Leia mais:
PF proibiu autoridades americanas de algemarem deportados brasileiros
Passageiros deportados dos EUA ficam retidos em Manaus após problema em aeronave
Durante a permanência dos deportados em Manaus, uma ação de ajuda humanitária foi conduzida pelo Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Polícia Federal.
O grupo recebeu comida, água, colchões e atendimento psicológico e médico durante as 16 horas em que permaneceram no aeroporto internacional Eduardo Gomes.
Em nota, o governo do Amazonas confirmou atuação da Sejusc, bombeiros e Defesa Civil. “Durante a permanência na capital amazonense, por determinação do governador Wilson Lima, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Defesa Civil se mobilizaram para prestar suporte às necessidades dos passageiros.”
De acordo com um comunicado emitido pela FAB, será disponibilizado profissionais de saúde para realizar o acompanhamento dos passageiros deportados durante o trajeto até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.