Hoje, 18, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro decide sobre a cassação do vereador Gabriel Monteiro (PL). O ex-policial e youtuber é investigado por acusações de estupro, assédio sexual e moral, e por forjar vídeos na internet.
Na última quinta, 11, o Conselho de Ética da Câmara do RJ aprovou com unanimidade o relatório final do vereador Chico Alencar (PSOL) que pede a cassação do mandato do vereador por quebra de decoro parlamentar. Agora, a situação de Monteiro piora às portas da votação que decidirá sobre seu mandato.
Leia mais:
Conselho da Câmara do RJ pede cassação do mandato de Gabriel Monteiro
Hapvida é alvo de denúncia na Aleam
Em novo áudio divulgado, o vereador é ouvido falando com interlocutor sobre boates na Barra da Tijuca e em Nova Iguaçu e mulheres com quem teria feito sexo. O homem que seria Monteiro fala:
“Pô, 16, 17 aninhos. Porque eu gosto muito de novinha”.
As denúncias contra Gabriel Monteiro tomaram fôlego em março, após reportagem do programa Fantástico da Rede Globo. Ex-funcionários dele relataram episódios de assédio moral e sexual, agressões físicas e afirmaram que alguns de seus vídeos postados em redes sociais foram forjados. Então vieram as denúncias de estupro, e gravações do vereador tendo relações sexuais com uma adolescente. De acordo com assessores, Monteiro exibia vídeos dele fazendo sexo com menores como se fossem troféus.
A votação em plenário na quinta-feira (18) tem início às 16h. Os parlamentares e a defesa terão direito a fala. Para aprovação da cassação é necessário o voto favorável de dois terços dos vereadores, ou seja, 34 vereadores. Apenas 50 vereadores poderão votar.