Após desbloqueio no Brasil, a plataforma X (ex-twitter) publicou um comunicado oficial na rede social. No texto, a empresa expressou “orgulho” pelo retorno e reafirmou seu compromisso com a liberdade de expressão, dentro dos limites estabelecidos pela legislação brasileira.
“Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo”, diz a postagem.
A plataforma voltou a operar no Brasil após 39 dias de suspensão. O desbloqueio ocorreu na terça-feira (08/10) após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a reativação dos serviços da rede social no país.
“Autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet em território nacional e determino à Anatel que adote as providências necessárias para efetivação da medida, comunicando-se esta suprema corte, no prazo de 24 horas”, escreveu o ministro na decisão.
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Pagamento de multas
A suspensão do X ocorreu devido ao descumprimento de decisões judiciais, incluindo a retirada de sua representação legal no Brasil. Para retomar as atividades, a empresa precisou regularizar sua situação, nomeando a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal e efetuando o pagamento das multas determinadas pelo STF. Além disso, o desbloqueio de novos perfis foi uma das medidas cumpridas pela plataforma, o que também facilitou o retorno de suas operações.
Em 1º de outubro, o X já havia comunicado a intenção de pagar as multas e solicitar ao Banco Central o desbloqueio de suas contas bancárias para que você pudesse efetuar o pagamento. Esse processo era uma das condições primordiais para o retorno da rede ao país.