As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Do “não sou candidato” ao centro das articulações: bastidores colocam David Almeida no radar de 2026

Após negar publicamente a hipótese de disputar o Governo do Amazonas, prefeito de Manaus passa a ser tratado por aliados, partidos e lideranças nacionais como nome competitivo para a eleição deste ano
06/02/26 às 15:24h
Do “não sou candidato” ao centro das articulações: bastidores colocam David Almeida no radar de 2026

Foto: Juan Sullivan/Semcom-Prefeito.

Durante todo o ano de 2025, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), adotou um discurso cauteloso quando o assunto era a sucessão estadual. Em entrevistas e declarações públicas, repetiu que não se colocava como candidato ao Governo do Amazonas em 2026. Ainda assim, nunca abriu mão de ressaltar seu peso político e eleitoral, deixando claro que sua participação no processo seria determinante para qualquer projeto competitivo no estado.

Em dezembro de 2025, David foi explícito ao relembrar o capital político acumulado após a vitória nas urnas em 2024, quando conquistou 55% dos votos válidos, somando 576 mil eleitores na capital. Para ele, Manaus seguiria como o principal fiel da balança da eleição estadual.

“Eu não estou me colocando como candidato, eu não estou trabalhando para ser candidato, só que eu tive aqui em Manaus 55% dos votos (…) então, o meu apoio, acredito que seja fundamental para a eleição de qualquer senador, de qualquer governador do estado do Amazonas”, afirmou, na ocasião.

Dois meses depois, o discurso mudou de tom, não pelas palavras do próprio prefeito, mas pela movimentação visível de seus aliados. O evento que marcou a posse de Sabá Reis na presidência estadual do PDT, realizado nesta sexta-feira (6/2), funcionou como uma vitrine política e deixou evidente que o nome de David Almeida já circula com força nos bastidores como uma possível aposta para o Palácio do Governo.

Prefeito em exercício e vice-prefeito de Manaus, Renato Junior fez um pronunciamento que extrapolou o clima institucional e assumiu contornos de pré-campanha. Ao destacar os resultados da gestão municipal, ele associou o desempenho administrativo ao reconhecimento popular e sinalizou um embate direto com grupos tradicionais da política amazonense.

“Esse time não está crescendo por conta do poder. Esse time está crescendo porque é um recorde o número de escolas reformadas, crianças estão tendo suas vidas transformadas”, afirmou, ao lembrar que pesquisas chegaram a apontar que David não iria sequer ao segundo turno na eleição passada. O desfecho, segundo ele, foi histórico: a maior diferença de votos já registrada em um segundo turno em Manaus.

Renato Junior também deixou claro que o grupo político enxerga 2026 como uma disputa simbólica.

“Está chegando mais um processo político e mais uma vez o povo vai vencer as eleições em 2026 (…). Chega do coronelato do nosso estado”, declarou, em um discurso que reforça a narrativa de enfrentamento e mudança.

A família do prefeito também entrou no debate político. Fernanda Aryel Almeida, filha de David, adotou um tom confiante e indicou que o prefeito se prepara para novos desafios.

“Eu tenho certeza que ele quer muito voltar, ele está se preparando para voltar, para estar em todos esses momentos. A gente está vivendo um ano muito decisivo”, afirmou. Ao mencionar a aproximação entre Avante e PDT, ela reforçou a leitura de que a aliança amplia o campo político do grupo.


Saiba mais: 

Luiz Castro e Fernanda Aryel como peças para Aleam e Câmara dos Deputados, ensaia Luis Tibé

PDT e Avante projetam candidatura de David Almeida ao Governo do Amazonas


“O Avante não está perdendo, o PDT está ganhando e isso só soma, porque somos todos uma família”, disse.

No plano nacional, o incentivo ganhou peso com a fala do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que deixou de lado qualquer rodeio ao tratar do futuro político de David Almeida. Para ele, a eventual candidatura representaria uma ruptura com modelos antigos de gestão no estado.

“Na minha opinião, o meu desejo é que seja candidato a governador (…) é um favor que o Estado do Amazonas tem para a mudança, para revolucionar a gestão”, afirmou, ressaltando, porém, que a decisão ainda depende exclusivamente do prefeito.

Já o presidente nacional do Avante, Luís Tibé, adotou um discurso mais estratégico, sem pressionar, mas deixando claro que o partido trabalha para sustentar qualquer decisão que venha a ser tomada.

“É a decisão dele. O Avante quer quem seja e está construindo o ambiente para dar todo o suporte que ele precisar”, declarou.

Com aliados falando em vitória popular, mudança de ciclo e fortalecimento de alianças, David Almeida surge como um nome cada vez mais presente nas conversas de bastidor e, ao que tudo indica, difícil de ficar fora da disputa pelo Governo do Amazonas.

Mesmo sem anúncio oficial e mantendo publicamente a postura de cautela, o cenário político indica que a negativa reiterada em 2025 começa a dar lugar a uma construção silenciosa para 2026.