Nesta segunda-feira (6/1), uma sucuri-verde grávida morreu e teve cerca de 40 filhotes expelidos da barriga ao ser atropelada. O caso aconteceu em Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, na MT-338.
O animal que tinha cerca de 5 metros de comprimento, foi encontrado pelo pescador e youtuber, Ederson Negri Antonioli. Segundo ele, quando encontrou a cobra, ainda havia partes dela que se mexiam. A cobra já estava em fase final de gestação e prestes a dar à luz.
Nas redes sociais, é possível ver as imagens da sucuri morta no meio da estrada ao lado de dezenas de filhotes, que também não sobreviveram. O biólogo Henrique Abrahão Charles que acidentes como esse são comuns no estado, já que as sucuris dependem de fontes externas de calor para regular a temperatura do corpo.
Segundo ele, as sucuris se posicionam às margens das estradas para se aquecer, o que aumenta o risco de serem atropeladas. A informação foi dada ao site g1.
“Elas costumam procurar áreas aquecidas, como a beira de estradas, para aumentar o metabolismo, principalmente após se alimentarem, e aí o carro acaba passando em cima”, detalhou o biólogo.
Leia mais:
VÍDEO: Motociclistas apanham de criminosos após fazerem ‘grau’ em Manaus
SC: Mulher sofre queimaduras graves em explosão de fondue em restaurante
A sucuri-verde possui um sistema reprodutivo vivíparo, ou seja, os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, em vez de serem botados em ovos. No caso da cobra atropelada, apesar da quantidade expressiva de crias, o especialista destaca que cerca de apenas 5% dos filhotes sobrevivem até a fase adulta, pois muitos já nascem mortos ou acabam se tornando presas de outros animais.