O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou na manhã desta segunda-feira (06/01) um alerta laranja (indica uma situação meteorológica perigosa) voltado principalmente para o leste do Amazonas, a parte central do Pará e o norte do Tocantins.
O relatório mostra chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos, de 60 a 100 km/h, com risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e de raios.
Leia também:
Fortes chuvas continuarão até segunda-feira em SC; 200 pessoas já saíram de casa
Terras indígenas da Amazônia influenciam chuvas que abastecem 80% do agro, diz estudo
Alerta Amarelo
O Inmet também divulgou um alerta amarelo (ilustra a área do aviso para as chuvas intensas), com chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h, que inclui uma parte mais ampla das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
O Climatempo informou que há alto potencial para transtornos entre o Espírito Santo, o norte e interior de Minas Gerais e nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso.
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um fenômeno meteorológico do verão no Brasil, responsável por um período prolongado de chuvas intensas e frequentes nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
O Inmet informou que o fenômeno está ativo e é o responsável pelas chuvas fortes no Brasil, além do tempo nublado.