A 123 Milhas acionou na tarde de hoje, 29, a 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte com um pedido para que seja autorizada a recuperação judicial da empresa.
A empresa também pede suspensão imediata, por um período inicial de 180 dias, das ações judiciais de cobrança movidas contra ela (em Minas Gerais, onde está sediada, são mais de 600 causas). A demanda inclui também a HotMilhas e a Novum, que integram a agência de viagens on-line.
A crise da empresa ficou evidenciada na última semana, quando a 123 Milhas promoveu cancelamento das emissões de passagens aéreas promocionais já comercializadas. Isso levou à abertura de vários procedimentos a respeito do caso em Procons, no Ministério Público e até na CPI das Pirâmides Financeiras.
Leia mais:
Após cancelar pacotes de viagens, 123milhas anuncia demissão em massa
Justiça determina bloqueio de R$ 24 mil da 123 Milhas em Humaitá
Após o cancelamento, funcionários relataram demissões e clientes vieram a público denunciar que estariam impedidos de utilizar vouchers oferecidos pela empresa.
Em seu pedido à Justiça, a 123 Milhas afirma que enfrenta uma crise “momentânea e pontual, plenamente possível de ser resolvida” e indica a recuperação judicial como necessária para a solução.
A venda de passagens a preços mais baixos por meio do Programa Promo 123 (lançado em 2021), de acordo com a empresa, é a grande razão dos problemas relatados ao Judiciário. A agência vendia passagens a preços mais vantajosos, mas segundo seu pedido, passou a enfrentar obstáculos, como o aumento dos tickets após a pandemia da Covid-19 (a empresa esperava que a alta demanda baixasse os preços); a alta da taxa de juros para a antecipação de recebíveis; e a adoção de novas regras pelas companhias áreas no controle de seus programas de milhas.
A recuperação judicial serve para evitar que uma empresa em dificuldade financeira feche as portas. Um pedido de recuperação permite à companhia endividada um prazo para continuar operando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça. As dívidas ficam congeladas por 180 dias e a operação é mantida.