Torcedores de um time de futebol israelense foram agredidos em Amsterdã, na Holanda: as equipes do Ajax de Amsterdã e Maccabi Tel Aviv se enfrentarem pela Liga Europa na noite de quinta-feira (7/11), na capital holandesa, quando uma confusão aconteceu entre os torcedores.
Veja vídeos abaixo:
O ataque deixou cinco pessoas hospitalizadas, e outras 62 foram detidas, segundo a polícia holandesa.
Leia mais:
Israel afirma que novo líder do Hezbollah não vai durar ‘por muito tempo’
Haddad cancela viagem à Europa a pedido de Lula para se dedicar a’temas domésticos’
Antes mesmo do jogo, os ânimos já estavam acirrados, com manifestantes pró-Palestina presentes em áreas por onde circulavam os torcedores.
Apoiadores do Maccabi, por sua vez, atacaram um táxi e chegaram a atear fogo a uma bandeira palestina, segundo o chefe de polícia de Amsterdã.
Grupos de torcedores também entoaram cânticos pelas ruas a favor dos ataques de Israel à Faixa de Gaza e arrancaram uma bandeira palestina da fachada de uma casa, em atos condenados pelo ministro de Relações Exteriores da Palestina, Mohammed Mustafa, que citou as provocações.
Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, torcedores foram alvo “de um ataque antissemita premeditado”. Ele também anunciou que dois aviões estão sendo enviados a Amsterdã para transportar os israelenses de volta para casa.
O confronto entre torcedores se prolongou até a madrugada desta sexta (8). De acordo com o Ministério do Exterior israelense, dez torcedores ficaram feridos e três estão desaparecidos.
*Com informações de G1