Nesta sexta (7/3), foram divulgados diversos vídeos da explosão da nave Starship, da empresa SpaceX do bilionário Elon Musk: O foguete explodiu durante sua oitava missão de teste na noite de quinta (6/3), comprometendo uma demonstração de implantação de satélites. Foi a segunda falha consecutiva da companhia este ano.
A nave deveria pousar no Oceano Índico, mas se desintegrou no espaço. Vídeos publicados nas redes sociais mostram os destroços da Starship na região das Bahamas e no sul da Flórida.
Veja abaixo:
Leia mais:
Nasce Seldon Lycurgus, 14º filho de Elon Musk
Vídeos: Explosão em shopping de Taiwan deixa 5 mortos e 20 feridos
Explosão de nave afeta tráfego aéreo
Quatro aeroportos da Flórida suspenderam suas operações por 1 hora. Vários voos tiveram que ser desviados por causa dos detritos e novas decolagens foram suspensas nos aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach.
A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) mandou a SpaceX realizar uma investigação sobre o novo incidente.
Novo acidente com a Starship
Equipe da SpaceX perdeu o contato com a nave cerca de 10 minutos após a decolagem. O voo tinha como objetivo fazer uma órbita quase completa ao redor da Terra e reentrar no Oceano Índico, simulando uma sequência de pouso que a SpaceX pretende realizar em breve como uma próxima e importante fase do desenvolvimento do foguete.
Segundo comunicado da empresa, a Starship sofreu um “evento energético” na seção traseira, o que resultou na perda de vários motores.
Em janeiro deste ano, foguete Starship explodiu no espaço oito minutos após a decolagem, espalhando destroços sobre as ilhas do Caribe.
O programa espacial da SpaceX, sobre o qual Musk pressiona por avanços, visa poder levar pessoas para a Lua e a Marte.
*Com informações de UOL