Imagens impressionantes de incêndios florestais no Havaí têm viralizado no Twitter nesta quarta-feira, dia 9. Segundo as autoridades, os incêndios estão sendo alimentados pelos fortes ventos e já forçaram as evacuações e fechamento de escolas em várias comunidades.
Veja abaixo:
Massive forest fires in Lahaina of Maui, Hawaii.
TELEGRAM JOIN 👉 https://t.co/9cTkji5aZq pic.twitter.com/bmZvcXDK3J
— Disaster News (@Top_Disaster) August 9, 2023
Maui Island in Hawaii, terrible firs right now
— Johnny (@tallyman2023) August 9, 2023
Extremely dangerous wildfire situation #WestMaui #MauiOutage #Hawai #Fire pic.twitter.com/onxKCZjtUU
— Ekta Chaubey (@EktaChaubey10) August 9, 2023
Leia mais:
Calor extremo nos EUA causa queimaduras em moradores ao encostar em asfalto
VÍDEO: Incêndio atinge apartamento de apresentadora Maisa Silva, que cai no choro
O condado de Mauí foi o mais atingido. A Guarda Costeira dos EUA respondeu a áreas onde as pessoas foram para o oceano para escapar do fogo e das condições de fumaça, disse o condado de Maui em um comunicado.
A Guarda Costeira twittou que uma tripulação resgatou 12 pessoas da água ao largo de Lahaina. Um bombeiro que respondeu ao incêndio em West Maui foi levado a um hospital após inalar fumaça e estava em condição estável, de acordo com o condado de Maui.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que o furacão Dora, que estava passando ao sul do Havaí a uma distância segura de 805 quilômetros, foi parcialmente responsável por rajadas acima de 60 mph (97 km/h) que derrubaram a energia em várias cidades. Por causa das rajadas de vento, os helicópteros não foram capazes de despejar água sobre os incêndios do céu.
No interior de Mauí, foram registrados ventos a 129 km/h.
O governo emitiu uma proclamação de emergência. Espera-se que as condições perigosas de incêndio criadas por ventos fortes e baixa umidade devem durar até a tarde desta quarta-feira, informou o serviço meteorológico.