Nas últimas semanas, drones e outros OVNIs (objetos voadores não identificados) têm sido flagrados sobrevoando os céus dos EUA. A situação chegou a tal ponto que levou ao fechamento de pistas do Aeroporto Internacional Stewart, em Nova York, de uso militar, e da 88ª Ala da Base Aérea Wright-Patterson, em Ohio, por algumas horas na sexta (13/12). As operações na base voltaram a ser interrompidas no sábado (14/12).
Dispositivos ainda não completamente identificados já foram vistos em pelo menos seis estados até o momento. São eles: Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Virgínia.
Veja abaixo vídeo de drone sobre Nova Jersey:
A primeira aparição foi registrada em 18 de novembro, próxima ao Condado de Morris, em Nova Jersey. A informação é da Administração de Aviação Federal (FAA) do governo dos EUA.
Leia mais:
Piloto de voo Manaus-Belém desviou de OVNI que parecia ‘estação espacial’, caso ocorreu em 2007
VÍDEO: ‘Papai Noel às Avessas? Suspeito tenta fugir da polícia e fica preso em chaminé nos EUA
Um parlamentar republicano de Nova Jersey, Paul Kanitra, relatou à rede americana na sexta CNN que os drones foram vistos todas as noites dos céus da região desde então. Os equipamentos estão irritando moradores, pois estariam passando próximos às suas cabeças e às vezes voando em grupos.
O presidente eleito Donald Trump aproveitou a polêmica e se pronunciou na rede Truth Social: Ele criticou o governo Joe Biden por não divulgar informações sobre o fenômeno, e conclamou a população a derrubar os objetos. Trump escreveu:
“Aparições misteriosas de drones sobre todo o país. Pode isso estar realmente acontecendo sem o conhecimento do nosso governo? Acho que não! Informem o público agora! Ou então, atirem contra [os drones]!”.
Já a governadora do estado de Nova York disse publicamente que a situação “já chegou longe demais” e que ordenou uma investigação sobre as aparições. No domingo, ela informou ao público que o governo federal estaria enviando um sistema de detecção de drones para Nova York.
O FBI, a polícia federal norte-americana, está liderando uma investigação sobre as aparições. Porta-voz do FBI fez questão de ressaltar que “não há provas até o momento de que as aparições de drones relatadas apresentem ameaças à segurança do público ou da nação ou que tenham ligação estrangeira”.
Mesmo assim, há oficiais que discordam da posição oficial do FBI. Um militar ouvido pela CNN sob condição de anonimato diz “não saber se [as aparições] são maliciosas ou criminosas. Mas eu vou dizer o que é — é irresponsável. Aqui, no lado militar, estamos tão frustrados quanto [o público] com a natureza irresponsável desta atividade”.
Há quase 800 mil drones registrados na FAA para operar nos EUA. O termo “drone” é amplo e pode indicar qualquer veículo aéreo não tripulado. Por isso, há alguns de uso recreativo e outros comerciais. Eles são utilizados para fazer fotografias, auxiliar na agricultura e até para vigilância das agências policiais.
*Com informações de UOL