26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

VÍDEOS: Após explosões de pagers, walkie-talkies do Hezbollah explodem no Líbano; mortos chegam a 12

Publicado em:

- Anúncio -

Na terça (17/9), várias explosões de pagers de integrantes do grupo Hezbollah por diversas regiões do Líbano causaram as mortes de 9 pessoas. Os aparelhos são aqueles conhecidos como “bipes” aqui no Brasil, e são usados pelos membros do grupo terrorista para troca de mensagens, porque não podem ser rastreados por meios eletrônicos atuais.

Nesta quarta (18/09), foram reportadas novas explosões, agora em aparelhos do tipo walkie-talkie, na capital Beirute e no sul do Líbano. Com o novo atentado, outras três pessoas morreram, totalizando 12 vítimas, e mais de 300 ficaram feridas. Uma das pessoas mortas seria uma menina de 9 anos.

O walkie-talkie foi criado durante a Segunda Guerra Mundial e é um dispositivo que permite a troca de mensagens de voz, ao transmitir e receber sinais via ondas de rádio.

Há relatos de que as explosões ocorreram durante os funerais das vítimas do ataque aos pagers e que diversos sistemas de energia solar em casas de Beirute também explodiram.

Veja abaixo:


Leia mais:

Israel enfrenta protestos e greve geral: população pede por cessar-fogo com Hamas

Israel bombardeia Beirute, capital do Líbano; alvo era comandante do Hezbollah


O governo do Líbano e o Hezbollah acusaram Israel de ter implantado explosivos dentro dos pagers, antes mesmo de que os aparelhos fossem comprados pelo grupo extremista. Segundo relatos, os aparelhos teriam sido comprados há cerca de cinco meses.

Até o momento, o governo israelense não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

No entanto, nesta terça, a agência Associated Press informou que um alto funcionário do governo dos EUA, sob condição de anonimato, afirmou que Israel forneceu detalhes da operação a autoridades de Washington após as explosões. Os EUA já negaram participações nos supostos ataques.

Veículos da imprensa norte-americana também afirmaram, com base em fontes de diferentes governos, que o Mossad, o serviço de inteligência de Israel, foi quem planejou e executou o ataque. O plano teria sido detonar os explosivos em locais públicos, porém as explosões ocorreram antes do planejado, porque o Hezbollah teria descoberto o plano.

Veja vídeos das detonações ocorridas na segunda-feira:

*Com informações do Metrópoles e G1.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -