Segundo o Gabinete Meteorológico da Islândia, um vulcão que fica no Sudoeste do país entrou em erupção nesta segunda-feira (18/12), após semanas intensas de atividades sísmicas.
As autoridades evacuaram os quase 4 mil habitantes da cidade de Grindavik e fecharam o espaço geotérmico vizinho, Lagoa Azul, temendo uma grande erupção na península de Reykjanes.
A península de Reykjanes teve várias erupções em áreas despovoadas nos últimos anos, mas essa erupção pode representar um risco para a cidade de Grindavik, advertiram as autoridades.
Reykjanes é um ponto de atividade vulcânica e sísmica a Sudoeste da capital Reykjavik. Em março de 2021, fontes de lava irromperam de uma fissura de 500 a 750 metros de comprimento no solo do sistema vulcânico Fagradalsfjall.
Leia mais:
Homens são flagrados fazendo sexo em sala do Senado nos EUA
Primeiro-ministro russo se encontrará com Xi Jinping
Um helicóptero da guarda costeira foi acionado e está sobrevoando a região, segundo as autoridades. A polícia e a defesa civil estão alertando as pessoas para que não se aproximem da área. Nos anos anteriores, outras erupções também foram registradas na região. No entanto, os fenômenos aconteceram de forma controlada e sem deixar estragos.
Desde outubro, terremotos atingem a região. Os tremores foram se intensificando ao longo dos dias. Entre 8 e 9 de novembro, por exemplo, 1.400 sismos foram registrados. Os terremotos deixaram Grindavik cheia de rachaduras. A cidade fica a apenas 54 km da capital Reykjavik.
No fim de novembro, com a diminuição dos terremotos, as autoridades chegaram a diminuir o nível de risco que o vulcão representava para a cidade. Moradores também foram autorizados a retornarem para buscar pertences.
🇮🇸🌋 Rozpoczęła się erupcja w #grindavik
#iceland #islandia #eruption #vulcano pic.twitter.com/0RunLzwWk5— Alan Sipajło (@AllanSipajlo) December 18, 2023
🇮🇸 O momento da erupção do vulcão perto de Grindavík, na Islândia. pic.twitter.com/6eNPgRshIL
— World Events 🌎 (@Eventomund) December 18, 2023