Na manhã desta quarta-feira (20/12), as autoridades da China, disseram que o número oficial de mortos subiu para 131 em Gansu, com 782 feridos, e 18 mortos e 198 feridos em Qinghai, após um terremoto no noroeste do país, ocorrido na noite de segunda-feira (18/12) com uma magnitude de 6,2.
As temperaturas abaixo de zero, que atingem a região da China, dificultam os trabalhos dos socorristas. Cerca de 1.500 bombeiros, 1.500 policiais, 1.000 soldados do Exército de Libertação Popular (ELP) e 400 médicos continuam a retirar pessoas dos escombros e a tratar os feridos.
De acordo com as informações do site Área Militar, as autoridades disseram que 78 pessoas foram resgatadas em Gansu, mas 20 pessoas ainda estão desaparecidas em duas aldeias no condado de Minhe, onde um deslizamento de terra varreu, soterrando muitos edifícios.
Como o terremoto destruiu estradas e equipamentos de infraestrutura, as operações de busca e resgate e os esforços para reassentar os residentes continuam enquanto imagens da mídia estatal mostravam escavadeiras removendo lama espessa.
Veja também:
Ao comemorar 102 anos, idosa ganha festa com stripper de presente de aniversário
VÍDEO: Estudante faz imagens após ataque de tubarão para se despedir
Veja o trabalho de uma equipe de resgate:
Following a powerful earthquake in China's Gansu, a rescue team entered a damaged house to retrieve a fire heater for residents, so that they could stay warm during the freezing night. #warm #earthquake #moment #heartwarming #quake #China pic.twitter.com/nP1gulITYp
— China Xinhua News (@XHNews) December 20, 2023
Todos os esforços para resgate e dos sobreviventes sofrem com temperaturas que chegam a -16°C.
Vários deslizamentos também impediram a entrada das equipes em diversos locais. Uma dessas quedas enterrou parte de uma vila, segundo informaram as autoridades chinesas. Já nesta terça-feira (19/12), o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que “esforços totais” serão empregados nas operações de busca e socorro.
O Departamento Sismológico Provincial de Gansu disse que fortes tremores de magnitude 5 ainda serão possíveis em torno da área nos próximos dias, com base nas características do terremoto de segunda-feira (18/12), na atividade sísmica histórica e em outros fatores.
*com informações Área Militar e Metrópoles