A Grande Manchester, na Inglaterra, foi atingida por um tornado nesta quarta-feira (27/12) que destruiu cerca de 100 casas e deixou milhares de residências sem energia, além de desabrigar centenas de moradores que procuraram se abrigar em locais mais seguros, segundo o Conselho de Tameside.
“Acredita-se que todos os afetados tomaram providências para passar a noite com familiares e amigos. Nossos policiais estiveram fora a noite toda e continuam hoje limpando escombros, árvores caídas e tornando estradas, trilhas e outras áreas seguras”, disse o comunicado.
Em razão da “gravidade dos danos”, foi declarado estado de emergência em toda a região. A polícia recebeu os primeiros relatos de moradores às 23h45 do horário local.
Ainda de acordo com as informações da polícia local, não houve registros de mortes ou feridos.
Leia mais:
Ditador norte-coreano ordena que militares iniciem preparativos para guerra
VÍDEO: Homem tenta segurar toldo durante fortes ventos na Austrália
🇬🇧🚨🌪 Mánchester, Inglaterra – Um tornado causou estragos em dezenas de casas na Hough Hil Road, em Stalybridge, na noite passada.
A tempestade continua deixando mau tempo na região. pic.twitter.com/pj6ZzpavUN
— Sueli lei🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@LeiSueli6718) December 28, 2023
Serviços de transportes suspenderam alguns serviços e aconselharam os clientes a não viajarem em algumas rotas.
Segundo testemunhas da Tempestade Gerrit, no Reino Unido, como foi nomeada, o tornado durou “cerca de 15 segundos”, afirmou Andy Turner ao site britânico MailOnline.
“O carro da minha esposa está perdido, meu carro sofreu com o impacto de uma árvore. Foi uma sorte que ninguém se machucou”, disse.
Também foi registrada chuva, nevasca e ventos fortes até a Escócia, onde o incidente afetou as redes elétricas depois que árvores, galhos e outros detritos caíram sobre as linhas de energia. Cerca de 25 mil casas ficaram sem luz.
*com informações The Guardian