A queda de uma cabine de teleférico deixou quatro pessoas mortas nesta quinta-feira (17/4) em Monte Faito, ponto turístico da cidade de Castellammare di Stabia, na região da Campania, sul da Itália. Conforme noticiou o jornal La Repubblica, a cabine transportava cinco pessoas quando se desprendeu dos cabos.
Entre as vítimas fatais estão dois casais de turistas. O operador do veículo foi resgatado com vida, em estado grave, e levado de helicóptero para um hospital da região.
Outros passageiros que estavam em cabines diferentes também precisaram de resgate. Imagens divulgadas no X (antigo Twitter) mostram as operações de salvamento aéreo, que retiraram 16 pessoas suspensas no ar após a interrupção de energia causada pelo acidente.
Leia mais
VÍDEO: Homem morre eletrocutado ao tentar roubar cabos de energia
IMAGENS FORTES: Homem é atropelado e tem perna dilacerada em Manaus
O governador da Campania, Vincenzo De Luca, visitou o local e afirmou, em entrevista à TV Rainews, que as condições climáticas estão dificultando os trabalhos das equipes de emergência. “A neblina e o mau tempo estão atrapalhando”, disse.
Teleférico despenca e mata quatro pessoas na Itália pic.twitter.com/hDjPjW8DmW
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 17, 2025
O presidente da empresa EAV, responsável pela operação do teleférico, classificou o episódio como “uma tragédia”. Em comunicado nas redes sociais, Umberto De Gregorio lamentou as mortes.
De acordo com o prefeito de Castellammare di Stabia, Luigi Vicinanza, o teleférico havia sido reaberto há apenas uma semana, após o recesso de inverno. Informações preliminares da investigação apontam que o cabo de tração teria se rompido. “O freio de emergência funcionou, mas aparentemente não na cabine que estava entrando na estação no topo do Faito”, explicou.
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pelas autoridades italianas. O serviço do teleférico foi suspenso por tempo indeterminado. O local é conhecido pela vista panorâmica do Golfo de Nápoles e do vulcão Vesúvio.