As Forças Aeroespaciais Russas lançaram nesta quarta-feira (27/12) o foguete transportador Soyuz-2.1v com um satélite militar da base espacial do cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, cerca de 800 km ao norte de Moscou, informou o Ministério da Defesa russo.
“O lançamento do foguete transportador e a inserção do satélite na órbita alvo foi realizada normalmente. No horário estimado, a espaçonave foi lançada na órbita alvo e tomada sob controle pelos meios terrestres das Forças Aeroespaciais”, disse o comunicado do ministério.
Veja o vídeo:
🇷🇺🛰️⚠️ Las Fuerzas Aeroespaciales de Rusia lanzaron hoy el cohete portador Soyuz-2.1v con un satélite militar desde el cosmódromo de Plesetsk, en la región de Arcángel, informó el Ministerio de Defensa ruso.
"El lanzamiento del cohete portador y la inserción del satélite en la pic.twitter.com/TZ60C0PNfT
— Rusia Informa 🇷🇺 (@RusiaInforma) December 27, 2023
Leia mais:
VÍDEO: Ucrânia destrói navio russo suspeito de transportar drones contra Kiev
VÍDEOS: Forte tempestade na Argentina provoca avalanche, que derruba ponte
Este é o 19º lançamento de foguete russo em 2023 e, de Plesetsk, o sétimo do ano. O anterior ocorreu em 21 de dezembro, quando um foguete transportador de classe média Soyuz-2.1b lançou um satélite militar em órbita.
A espaçonave injetada em órbita deve se juntar ao grupo orbital do Sistema Global de Navegação por Satélite GLONASS da Rússia, que consiste de 24 satélites em órbita, sendo que 18 satélites são necessários para cobrir o território russo.
*com informações Rússia Informa