27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

VÍDEO: Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado após reunião; estado é grave

Publicado em:

- Anúncio -

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado após uma reunião de governo na cidade de Handlová, a 190 km da capital Bratislava, nesta quarta-feira (15/5). Algumas pessoas que presenciaram o ataque filmaram Fico sendo levado às pressas para seu carro, por seguranças.

Veja abaixo:

Segundo o gabinete do primeiro ministro, seu estado é grave: ele teria sido atingido por pelo menos um tiro, no abdômen. Ele foi levado de helicóptero às pressas a um hospital.

Um suspeito foi preso no local. De acordo com a imprensa local, o autor dos tiros teria 71 anos.


Leia mais:

VÍDEO: Bebê é encontrado de madrugada na rua, acompanhado de cachorro, na Argentina

Putin afirma que a Rússia está pronta para uma nova guerra mundial


Quatro tiros teriam sido ouvidos após uma reunião de governo na cidade de Handlová, a 190 km da capital, Bratislava. Um dos disparos atingiu o premiê no abdômen, disse a rede de TV TA3.

Segundo informações do site de notícias eslovaco Aktualít, poucas pessoas esperavam Fico do lado de fora do local onde a reunião havia ocorrido. Nenhum deles vaiava ou gritava palavras de ordem contra o governo. Apenas um homem parecia protestar, com um cartaz em mãos. Ainda não se sabe exatamente se foi este o autor dos disparos.

Robert Fico é um primeiro-ministro nacionalista e pró-Rússia. Ele foi o mais votado nas eleições gerais de setembro de 2023 na Eslováquia com uma plataforma  a favor do presidente russo Vladimir Putin, e contrária a ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia.

Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, em imagem de 2018 (Foto: Vladimir Smicek/AFP).

Fico já deu declarações condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por esses casais. Em questões econômicas, ele é visto como trabalhista, tendo implementado reformas que dão direito a aviso prévio, regras mais rígidas para horas extras e mais poder a sindicatos. Ele também já deu declarações contrárias à entrada de imigrantes muçulmanos no país.

Além disso, Fico já havia sido premiê em outros dois períodos, entre 2006 e 2010, e entre 2012 e 2018. Desta última vez, ele teve de renunciar ao cargo depois de pressão da oposição, após o assassinato de um jornalista que investigava a corrupção em seu governo.

*Com informações de G1

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no X
TV Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -