Um vídeo viralizou nas redes sociais, neste sábado (13/07), onde aparecem ativistas climáticos invadindo o Centro Tesla em Hamburgo, na Alemanha, e jogando tinta em um Cybertruck da empresa de Elon Musk. O ato foi feito em um protesto contra a expansão da Tesla, que, segundo os manifestantes, prejudica o meio ambiente.
Os ativistas adentraram no estabelecimento da Tesla e jogaram tinta em um dos carros, chamando a atenção para os seus protestos. A ação vem de várias tentativas de grupos ativistas que acreditam que a expansão da Tesla terá um impacto ambiental negativo na região. O vídeo do ataque logo ganhou repercussão nas redes sociais.
— perrenguematogrosso (@perrenguemt) July 13, 2024
Leia mais:
Caso Brigadeirão: Seis pessoas são indiciadas por morte de empresário envenenado
Motociclista morre esmagado em acidente de trânsito no Distrito Industrial em Manaus
Diante do incidente, a Tesla não se pronunciou oficialmente ainda. Internautas apoiaram a iniciativa dos ativistas dando importância às questões ambientais, outros criticaram, afirmando que vandalismo não é a solução para combater os problemas da sustentabilidade ambiental.
A fábrica da Tesla vem enfrentado duras críticas de grupos ambientais devido à sua ampliação na Europa. A criação de novas fábricas e instalações tem gerado preocupações sobre o impacto ambiental, incluindo desmatamento e uso intensivo dos recursos naturais como o lítio que é um recurso fundamental para a bateria de veículos elétricos. Enquanto a Tesla ainda não comentou o incidente, a ação dos manifestantes reacendeu o debate sobre sustentabilidade e práticas corporativas responsáveis.