Durante uma coletiva de imprensa, no fim do encontro dos integrantes da Organização dos Países do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nesta quinta-feira (11/7), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confundiu sua vice-presidente, Kamala Harris, com o seu adversário político, o republicano Donald Trump.
Biden foi perguntado sobre pressão interna no partido Democrata para que desista da candidatura e como ele entende que Harris poderia se sair contra Trump se for escolhida para substituí-lo.
“Eu não teria escolhido vice-presidente Trump para ser vice-presidente se não achasse que ela não fosse qualificada (sic) para ser presidente”, afirmou.
Mais cedo, Biden já havia chamado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de Vladimir Putin.
Ainda na coletiva, jornalistas insistiram em questionar Biden sobre sua idade e capacidade cognitiva. Ele reconheceu que precisa “ir um pouco mais devagar”, e disse que teve uma noite ruim no dia em que participou do debate contra Donald Trump e deu vários sinais de cansaço.
Leia mais:
Memória de Joe Biden é questionada em relatório da Justiça dos Estados Unidos
Eleições nos EUA: Pesquisa aponta que Michelle Obama poderia vencer Donald Trump
Em alguns momentos de seu discurso e da coletiva, ele tossiu e engasgou, mas afirmou que continua capaz de cumprir com suas funções e defendeu que ainda não concluiu a missão que começou, de reavivar a economia americana e combater a inflação.
Veja o vídeo:
🇺🇸 Na sua primeira resposta, durante a coletiva de imprensa, Joe Biden confunde Kamala Harris com Donald Trump.
“A vice presidente Trump”, disse Biden. pic.twitter.com/ZHyUrknEcM
— Eleições em Pauta (@eleicoesempauta) July 11, 2024