Um dos animais mais temidos e respeitados da fauna africana, os hipopótamos são facilmente encontrados dentro da água. Apesar da familiaridade com o ambiente aquático, a espécie não sabe nadar.
Apesar de serem semiaquáticos e apresentarem membranas interdigitais, os hipopótamos adultos não são particularmente ágeis a nadar, nem conseguem flutuar. Raramente se encontram em águas mais profundas mas, sendo o caso, fazem natação por saltos, como as toninhas.
O seu corpo em forma de barril está provido de estruturas esqueléticas graviportais e a sua gravidade específica permite-lhes afundar o corpo e moverem-se ao longo do leito. Os hipopótamos têm pernas curtas já que a água em que vivem grande parte do tempo ajuda a suportar o seu peso.
Leia mais
EUA: Sobe para 90 o número de mortos devido a frio extremo
Equador flexibilizou toque de recolher em algumas regiões
Os hipopótamos estão entre os maiores animais terrestres não extintos, apenas os elefantes e os rinocerontes podem pesar mais. O peso médio para um macho adulto varia entre 1,5 tonelada a 1,8 tonelada.
As fêmeas são menores e com peso variável em 1,3 tonelada e 1,5 tonelada. Os machos mais velhos podem ficar ainda maiores, podendo chegar, pelo menos, às 3,2 toneladas, havendo alguns casos registados de mais de 3,6 toneladas. O hipopótamo mais pesado de que há registo pesava aproximadamente 4,5 toneladas.
Os machos parecem crescer de forma contínua durante toda a vida, enquanto que as fêmeas atingem o peso máximo com cerca de 25 anos. Os olhos, orelhas e narinas posicionam-se bem na parte superior dos seus crânios, o que pode ser considerado como uma adaptação ao seu estilo de vida semiaquático, permitindo-lhes manter estes órgãos acima da superfície da água enquanto o resto do corpo está submerso.
Veja o vídeo:
Hipopótamos não sabem nadar tecnicamente
A combinação perfeita de flutuabilidade e densidade óssea permite que eles “voem” na água a velocidades de 5 mph, (8 kph)
impulsionando-se usando contato intermitente com o solo, como astronautas em uma caminhada na lua pic.twitter.com/pZRw9JWtuc
— Astronomiaum (@Astronomiaum) January 23, 2024