Um general russo de alto escalão morreu em um atentado com carro-bomba na cidade russa de Balashikha nesta sexta-feira (25/04), de acordo com autoridades.
Circula pelas redes um vídeo que mostra uma pessoa se aproximando de carros estacionados em frente a um complexo de apartamentos. As imagens foram divulgadas pelo jornal Izvestia. A Reuters conseguiu confirmar a localização pela estrutura do edifício, pela disposição geral do jardim e da área de estacionamento, que coincidiam com as imagens de arquivo e de satélite.
Veja abaixo:
Leia mais:
“Vladimir, PARE”: Trump critica presidente da Rússia após novo ataque à Ucrânia
Zelensky afirma ter provas de que China colabora com a Rússia na guerra
Quem é o general morto em explosão?
O Comitê Investigativo Russo confirmou a identidade do general: Yaroslav Moskalik, vice-chefe da Diretoria Principal de Operações do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas.
Moskalik era um oficial experiente das forças armadas. Ele se juntou ao contingente russo em uma reunião em outubro de 2015 do Formato Normandia, um grupo formado por equipes da Alemanha, Rússia, Ucrânia e França que supervisionou os acordos de Minsk, projetados para encerrar a guerra entre a Ucrânia e as forças separatistas apoiadas pela Rússia, que eclodiu em 2014.
Ele também representou o Estado-Maior do Exército nas negociações ao lado do Ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e do assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, de acordo com o site do Kremlin.
A explosão ocorreu pouco antes de Steve Witkoff, enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou.
*Com informações de CNN Brasil