Nesta quinta (16/5), o norte da Itália entrou no chamado alerta laranja em virtude das fortes chuvas que têm caído sobre a região nos últimos dias. As precipitações e tempestades de granizo causaram inundações graves, especialmente na cidade de Milão, onde o fluxo dos rios aumentou e várias pessoas tiveram que ser resgatadas.
Segundo as medições, Milão recebeu entre 100 e 200 milímetros de chuva em poucas horas. Autoridades locais estão acompanhando em Milão os transbordamentos dos rios Seveso e Lambro, que provocaram inundações na capital da Lombardia.
Veja abaixo:
Leia mais:
VÍDEO: Papa Francisco ora por vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Embaixada italiana no Brasil arrecada doações para o Rio Grande do Sul
Mais de 200 intervenções foram realizadas desde ontem de manhã pelos bombeiros do Comando Provincial de Milão na metrópole e no interior, em particular entre o bairro Ponte Lambro, na cidade, e Gessate e Bellinzago Lombardo, na província, os locais mais afetados pela emergência climática.
As escolas foram fechadas na região, enquanto o nível dos rios começa lentamente a baixar. Até o momento, não há informações sobre vítimas, apenas danos materiais.
De acordo com a previsão do tempo, há risco de fortes trovoadas com granizo no norte da Itália, em particular na Planície do Pó, enquanto o sul do país deverá ser atingido por um calor intenso nas próximas 48 horas.
*Com informações de UOL e ANSA Brasil